16 de maio de 2008

A ORIGEM DO MAL

1- Com quem se originou o pecado?
(I João 3:8) - Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.

Nota: Sem a Bíblia, a questão da origem do mal permaneceria inexplicável.

2- Quem criou o Diabo?

(Ezequiel 28:15) - Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.
Nota: Este texto bíblico revela que este ser foi criado "perfeito". Como todos os seres criados por Deus com a faculdade da liberdade, escolher, decidir.

3- Qual foi o problema desse ser criado perfeito?

(João 8:44) - Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

Nota: "Não se firmou na verdade", mostra que ao pricipio era perfeito e estivera na verdade.

4- O que diz o Apóstolo Pedro?

(II Pedro 2:4) - Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo.

ver: (Judas 1:6) - E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia.

Nota: As duas passagens mostram que esses anjos estiveram num estado de pureza e inocência.

5- Quais as razões que levaram Satanás, ao pecado, rebelião e queda?

(Ezequiel 28:17) - Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.

ver: (Isaías 14:13,14) - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

Comentário: Numa palavra, orgulho e exaltação própria produziram a queda de Satanás, e para estes não há justificação ou escusa adequada. "A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito precede a queda." Provérbios 16:18. Por isso, visto conhecermos a origem, causa, carácter e resultados do mal, não existe boa ou suficiente razão ou desculpa que possa ser apresentada para o mal. Desculpá-lo equivale a justificá-lo; e desde o momento em que seja justificado, deixa de ser pecado. Todo pecado é a manifestação de orgulho na sua forma egoísta, os seus resultados constituem o oposto dos produzidos pelo amor. A experiên cia do pecado resultará no seu final e completo abandono e banimento para sempre, por todos os seres criados, em todo o Universo de Deus. somente aqueles que tola e persistentemente se apegam ao pecado serão com ele destruídos. Os ímpios serão "como se nunca tivessem sido" (Obadias 16), e os justos resplandecerão, como o resplendor do firmamento," Daniel 12:3. "Não se levantará por duas vezes a angústia." Naum 1:9.

6- Em constraste com o orgulho e exaltação própria ostentados por Satanás, que espírito manifestou Cristo?

(Filipenses 2:6-8) - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a Si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-Se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-Se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

7- Depois do homem ter pecado, como manifestou Deus o Seu amor e boa vontade em perdoar?

(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Nota: Tendo Deus, na Sua misericórdia oferecido e concedido um período de graça ao homem, é correcto concluir que semelhante proceder foi seguido no tocante aos seres celestiais que primeiro pecaram, e somente os que persistiram no pecado, e se declararam em aberta revolta contra Deus e o governo do Céu, terão finalmente sido expulsos.

ver: (Apocalipse 12:7-9) - E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos. Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

Conclusão: Estamos agora mais aptos a compreender o inicio do mal e as consequências, e a tomar uma posição em relação ao lado que pretendemos estar. A viragem chama-se arrependimento que podemos sintetizar nestas palavras. O arrependimento é uma mudança completa da mente, em face dos valores da vida. O arrependimento coloca o homem na situação de cumprir o seu verdadeiro destino, segundo o plano divino de criar um futuro de eternidade com Jesus.

Jesus é o caminho da vida.

Sem comentários: