7 de maio de 2008

PROFECIAS: 16 - A MODERNA BABILÓNIA


Introdução: No livro do Apocalipse encontramos o último chamado do Deus de amor a todos os moradores da Terra (Apocalipse 14:6-14). Neste livro também são reveladas as artimanhas de Satanás e algumas das organizações que consciente ou inconscientemente estão ao seu serviço. Neste santo livro do Apocalipse encontram-se mensagens de tanta importância, que Deus pronunciou uma terrível sentença sobre todo aquele que tentasse alterar a sua mensagem (Apocalipse 22:18-19). Uma das mais tremendas mensagens que se encontram neste livro é a de Babilónia a meretriz. Que Deus no ajude a estudar este assunto com espírito humilde!

1- Que pronuncio é feito pelo terceiro anjo do Apocalipse 14?
Apocalipse 14:8.

Nota explicativa: Esta Babilónia aqui referida não pode ser a Babilónia antiga, mencionada no Antigo Testamento em Isaías 13:19-21, o texto declara que esta nunca mais seria habitada e assim é de facto até hoje. A Bíblia de Jerusalém (tradução católica romana), ao comentar o texto de Apocalipse 17:5, diz que “Babilónia é o nome simbólico de Roma”. Dado que o sentido da mensagem dos três anjos é eminentemente religioso, o “caiu, caiu Babilónia”, deve ser compreendido como uma queda espiritual ou religiosa. O comentário da referida Bíblia afirma com clareza, que Roma arrastou todas as nações para a idolatria.

2- Que tremenda mensagem é proclamada e dirigida a todos os que querem uma religião pura e incontaminada?
Apocalipse 18:2-4.

Nota explicativa: Esta solene mensagem de origem divina chama a todas as pessoas bem intencionadas e que vivem dentro de Babilónia espiritual, a saírem, a procurar com humildade de coração a Deus, e não a olharem o fausto, o cerimonialismo, o clericalismo, mas a procurarem e identificarem a IGREJA do Apocalipse 14:12. É essa a 7ª.

3- Qual é a outra designação dada à Babilónia religiosa?
Apocalipse 13:1-5.

Nota explicativa: Em Apocalipse 12 uma mulher pura é símbolo apropriado para a Igreja fiel, aqui aparece uma meretriz como símbolo de uma igreja que se prostitui; que foi infiel ao Esposo, falamos em termos espirituais, ela adulterou a doutrina da verdade, introduzindo conceitos de origem humana e diabólica (veja o exemplo no Antigo Testamento em Ezequiel 23:37-38).

4- Onde situa o Apocalipse a sede da igreja apóstata?
Apocalipse 17:3-4,7,9,15.

Nota explicativa: “As sete cabeças são as sete colinas de Roam” (Comentário da Bíblia de Jerusalém, Apocalipse 17:3). A besta (Roma) a besta (poder) tem sentada sobre si uma igreja que se prostituiu, o que dá a entender claramente que teria a sua sede em Roma, a cidade das 7 colinas.
Outra revelação que Deus na Sua infinita misericórdia nos faz neste mesmo capítulo do Apocalipse é que esta igreja de Roma, seria católica (católica quer dizer universal), pois estava sentada sobre muitas águas que significam “povos, multidões, nações e línguas” (Apocalipse 17:15), Roma era a capital do Império Romano.

Nota explicativa: A igreja “desviada” serve às nações o vinho do cálice das suas doutrinas (uma mistura de conceitos cristãos e ritos pagãos) não verdadeiras. Com elas tem embriagado (desviado) os crentes, os quais não percebem os erros que lhes são ensinados.

Veja alguns exemplos do caldeamento de Conceitos Cristãos com ritos pagãos:

» A Bíblia é a Palavra de Deus, regra de fé e de doutrina (2ª Timóteo 3:15-17; 2ª São Pedro 1:19).


* A tradição (São Marcos 7:6-13; Galatas 1:6-9; Apocalipse 22:18-19).


» Cristo é o Único e suficiente Salvador (Actos 4:10-12); Cristo é o Único Mediador (I Timóteo 2:5; São João 14:6).


* A mediação de outros intercessores não designados pela Bíblia nem por Deus, exemplos: os santos.


» Somos salvos pela graça (Efésios 2:8-9) e justificados pela justiça de Cristo (Romanos 3:24).


* As penitências e obras meritórias.


» A fé não anula a Lei (Romanos 3:31), mas orienta a conduta cristã que vive aquele que foi perdoado e justificado pela fé na graça ou justiça de Cristo (São João 8:3-11; 1ª São João 3:4: Efésios 4:28; I São João 2:3-5). O crente observa a Lei de Deus como fruto da nova vida em Cristo; como expressão do amor que sente por Cristo (São João 14:15). A Lei de Deus não foi mudada ou abolida por Jesus e Ele não autorizou nenhuma mudança nesta (São Mateus 5:17-18). Por essa razão o crente guarda os mandamentos de Deus (Apocalipse 14:12).


* Ensina que se pode mudar a Lei e adulterá-la e pratica-o sempre que quer, arrogando-se essa autoridade (Daniel 7:25).


» O segundo mandamento da Santa Lei de Deus proíbe adorar ou venerar e/ou render culto a imagens (Êxodo 20:4-6). Há muitíssimas declarações bíblicas que falam que é irracional pedir auxílio e render culto a objectos inanimados (Isaías 44:9-20; 46:8-10). Deus disse que não quer ser adorado através das imagens (Isaías 42:8,17). Ele é Espírito e pede um culto espiritual (São João 4:23-24).


* Fazer imagens, acender velas perante imagens, pedir-lhes alguma graça, fazer promessas, orar ajoelhado diante de imagens, etc. Quebrar este mandamento e ensinar o povo por meio do catecismo, é adultério espiritual. Na Bíblia o mandamento está escrito e bem claro. “Não adorarás imagens nem a elas te encurvarás”.


» O quarto mandamento da Lei de Deus, ensina que se deve observar o santo Sábado (Êxodo 20:8-11). Nosso Senhor Jesus guardou o Sábado (São Lucas 4:16), a virgem Maria e outras piedosas mulheres também observavam este e todos os restantes mandamentos da Lei Moral de Deus (São Lucas 23:54-56); Jesus disse que não se pode mudar a Lei (São Mateus 5:17-18). O ancti-Cristo mudaria (Daniel 7:25). Mas os fiéis guardariam os mandamentos de Deus (Apocalipse 14:12), por isso a Nação Santa é vista no céu (Apocalipse 14:12). No novo Céu e na nova Terra o Sábado continuará a ser observado (Isaias 66:22-23).


* Deixaram de guardar o Sábado e ensinam a guardar o domingo (São Tiago 2:10; São Lucas 6:46).


» Os mortos estão a dormir (São João 11:1-14), inconscientes (Eclesiastes 9:5-6) até à ressurreição (São João 5:28-29) quando receberão a vida eterna (I Corintios 15:20-23). Não há outra oportunidade depois da morte (Hebreus 9:27) nem pode alguém ser salvo por méritos de outra pessoa que faça penitencias (Romanos 14:12).


* As doutrinas do purgatório, indulgências, etc., derivadas da ideia errónea de que os mortos vivem. Muitos outros exemplos poderiam ser apresentados.

Entre no Estudo a Religião e as Tradições (procuara Religião e Tradição).

6- Tem Babilónia filhas espirituais?
Apocalipse 17:5.

Nota explicativa: Não há dúvida, este texto é impressionante! Na visão o Apóstolo do Senhor viu que a igreja de Roma é a igreja-mãe! Tem filhas que a deixaram, mas apesar desse abandono mantém os mesmos vícios e a conduta religiosa da mãe.
Este versículo ajuda-nos a compreender que Babilónia é um sobrenome de família e que a grande Babilónia inclui Roma e as outras igrejas ou denominações religiosas que observam o domingo! Esta afirmação pode provocar surpresa, mas é Deus que o revela de forma clara na Sua Palavra. Essa é uma das razões da tentativa para a destruir ao longo dos séculos.

7- Que leva Deus a declarar castigo a Babilónia?
Apocalipse 14:8.

Nota explicativa: A Palavra que sai da boca de Deus não pode ser alterada. Tem muita importância para o Todo Poderoso Criador, que as Suas doutrinas se mantenham puras.

8- Porque razões o Deus de amor nos chama com insistência a sair das igrejas que estão atoladas no erro doutrinário?
Apocalipse 18:4.

Nota explicativa: As razões da insistência de Deus, advém do facto do Senhor conhecer cada pessoa e saber que muitas pessoas são sinceras e ignoram o que estudámos neste tema. Permanecer nestas igrejas depois de conhecer a vontade que Deus tem para a vida de cada um por quem Jesus morreu, seria um acto de desobediência e de identificação com os pecados de Babilónia. Por isso o Salvador diz: Sai dela, povo Meu.

Apelo: Que instruções deu São Pedro (Actos 2:37-38) aos que descobriram que estavam na igreja errada? Este apelo é dirigido também a você hoje. Você será salvo por Cristo, siga-O!

Pr. José Carlos Costa

Sem comentários: