7 de maio de 2008

PROFECIAS: 18 - QUAL O SIGNIFICADO DOS MIL ANOS?


Introdução: O capítulo 20 do Apocalipse apresenta um anjo que desce do Céu com uma chave e uma corrente para prender no abismo o Diabo por mil anos.

Satanás não gosta que o seu futuro seja tornado público nas Escrituras. Por esta razão faz todo o possível para afastar as pessoas do Apocalipse, fazendo crer que é um livro selado, ou que não está ao alcance da nossa compreensão.

Por essa razão muitas das coisas que se dizem sobre os mil anos é falsa. Dá até a ideia que muitas das interpretações que são apresentadas são formuladas pelo próprio inimigo de Deus. Que o Senhor Jesus nos ajude a compreender e suscite em nós o desejo sincero a conhecer a Luz da Verdade (Salmo 119:105).

1- O que acontece no inicio do milénio?
Apocalipse 20:4-5.

Nota explicativa: O texto indica claramente que os que participam nesta ressurreição reinam com Cristo por mil anos.

2- Quem participará na primeira ressurreição?
Apocalipse 20:4,6.

Nota explicativa: São chamados “santos”. Não se desviaram dos princípios verdadeiros, a partir do momento que os conheceram, nem adoraram a Besta ou a sua imagem.

3- Quando terá lugar a segunda ressurreição?
Apocalipse 20:5.

Nota explicativa: Trata-se da ressurreição dos que recusaram a Verdade e que estavam mortos. Jesus chama-lhe a ressurreição “dos outros mortos”.

4- Qual é o grande acontecimento, na primeira ressurreição?
I Tessalonicenses 4:15-16.

Nota explicativa: Sem dúvida que a coisa mais importante, é a 2ª vinda em glória do amado Jesus. O objectivo do Senhor é de receber os fiéis que O serviram ao longo dos séculos.

5- Que acontece aos santos aquando da 2ª vinda de Jesus? (estes textos que vamos ler de seguida são a chave da compreensão sobre o destino dos fiéis).

Nota explicativa: a) I Corintios 15:51-54; os mortos são ressuscitados, os seus corpos serão incorruptíveis, b) Filipenses 3:20-21; recebem um corpo semelhante ao de Jesus depois que o Senhor ressuscitou, c) I Tessalonicenses 4:16-17; os justos vivos e os ressuscitados vão ao encontro do Senhor nos ares.

6- Que acontece aos infiéis vivos aquando da 2ª vinda do Senhor Jesus?
II Tessalonicenses 1:7-9; II Tessalonicenses 2:8; Isaías 11:4.

Nota explicativa: Serão mortos pelo esplendor da sua vinda. Não suportarão a majestade e glória de Jesus a quem negaram.

7- Em que medida a 2ª Vinda de Jesus afectará os infiéis mortos?
Apocalipse 20:5.

Nota explicativa: “os outros mortos” são os que recusaram a salvação ou que realmente não se interessaram em procurar o Salvador, os interesses de Deus nunca foram para eles a primeira coisa. Estes ficam nos sepulcros até se terminar o milénio.

8- Qual será o estado da Terra depois que Jesus terá ascendido aos Céus com os remidos?
Jeremias 25:23.

Nota explicativa: Não ficará ninguém vivo a não ser o Demónio e os seus anjos durante os mil anos, aqui na terra. Os justos estão no Céu e todos os pecadores que não foram justificados estão mortos. Apocalipse 19:11-21.

Jeremias 4:23-26,28; Isaías 24:1-3, 19-20. Dão uma ideia bem clara de como ficará a terra. De facto ela voltará ao estado original descrito em Génesis 1:1-2. Sem forma e vazia. Espera de novo a acção de Deus para lhe dar forma e vida.

9- Onde será Satanás preso e porque razão?
Apocalipse 20:3.

Nota explicativa: A acção sedutora e destruidora do Diabo é interrompida. A “corrente” que o prende é a própria situação ou circunstancias em que se encontra. Não tem ninguém a quem tentar. Os maus estão mortos e os eleitos estão no Céu. Este planeta está mergulhado em trevas e torna-se a natural prisão de Satanás.

10- Que estarão os salvos a fazer durante o período dos 1.000 anos?
Apocalipse 20:4,12-13.

Nota explicativa: Este julgamento terá no Céu onde se encontra Jesus e os resgatados (ver I Corintios 6:2-3).

11- Qual é o fundamento deste julgamento?
Apocalipse 20:12.

Nota explicativa: Deus quer que todo o Universo conheça a Sua justiça e as razões porque não se podem salvar os perdidos. Este julgamento permitirá ver as enormes oportunidades que Deus ofereceu a cada pessoa e como todo o Céu – anjos, testemunhos de fiéis crentes, Bíblia, Pai, Filho e o Espírito Santo – procurou salvar os perdidos. Todos serão convencidos, e por toda a eternidade, a justiça da Deus e dirão: “...justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos.” (Apocalipse 15:3).

12- Que descerá sobre a terra no final dos 1.000 anos?
Apocalipse 21:2,10.

Nota explicativa: A santa cidade a Nova Jerusalém.

13- Sobre que lugar ficará situada a Nova Jerusalém?
Zacarias 14:1,4,10.

Nota explicativa: Foi do Monte das Oliveiras que Jesus ascendeu aos Céus, e será sobre este Monte que Ele voltará.

13-a) Que acontecerá a Satanás quando a Nova Jerusalém descer sobre a terra?
Apocalipse 20:7.

Nota explicativa: Terá lugar a segunda ressurreição, a dos infiéis, no final dos 1.000 anos; Apocalipse 20:5. Esta ressurreição solta Satanás, ele tem de novo e enfim, a quem tentar, pessoas para poder seduzir. Ele poderá dizer-lhes que foi ele quem as ressuscitou, os seus sentimentos de Arqui-enganador, não perderam as qualidades durante os mil anos.

13-b) Que acontecerá a Satanás e aos seus seguidores quando vêem a Nova Jerusalém?
Apocalipse 20:9-10.

Nota explicativa: Tentam assaltar e possuír a Nova Jerusalém pela força. Nesse momento fogo e enxofre cairá dos céus sobre eles e os consumirá para todo o sempre. (para melhor compreender este “consumirá para todo o sempre”, aconselho a que faça o estudo anterior).

13-c) Como é que Jesus, no Apocalipse, chama a este fogo?
Apocalipse 20:14.

Nota explicativa: Esta é a segunda morte. (Hebreus 9:27; São João 5:28-29). É também uma segunda ressurreição, mas para morrerem eternamente.

13-d) Que fará Jesus depois que a terra tenha sido consumida pelo fogo?
II São Pedro 3:10,13; Isaías 65:17.

Nota explicativa: Jesus dedicar-se-à a de novo a recrear (São João 1:10) esta terra, para que volte a ser a morada eterna dos resgatados

13-e) Onde será a morada de Jesus quando a Terra for recriada?
Apocalipse 21:4.

Nota explicativa: Jesus prometeu (São Mateus 5:5) que o Seu povo voltaria a herdar esta Terra. Infere-se desta passagem, que Deus estabelecerá o Seu reino, nesta nova Terra, e viverá aqui com os que foram comprados com um preço tão elevado, o sangue de Jesus!

13-f) Se deseja viver na Nova Terra, onde deve ser o seu nome inscrito?
Apocalipse 20:15.

Nota explicativa e apelo: Aqueles que não tiverem o nome inscrito no livro da vida, não terão evidentemente, uma segunda oportunidade para serem salvos. Já tomou a sua decisão? Ou ainda está à espera? Em Apocalipse 22:17, diz que a inscrição é gratuita. Está pronto a agarrar esta oportunidade, de estar com Jesus por toda a eternidade? Deus o/a abençoe!

Pr. José Carlos Costa

Sem comentários: