22 de julho de 2009

PROFETAS E PROFECIAS

Seminário Internacional realizado em Palmas (TO) reuniu pensadores de diversas áreas e partes do Globo para propor uma nova forma de desenvolvimento para a humanidade. Pelo actual quadro, se o homem não mudar os seus hábitos, a previsão é que ou a humanidade se desintegrará ou terá que realizar uma metamorfose
O curso provável da evolução levará a humanidade à catástrofe. A previsão é de Edgar Morin, um dos pensadores mais relevantes dos séculos XX e XXI. …O pesquisador, filósofo e sociólogo francês foi um dos fundadores do “Seminário Internacional Crise Civilizacional: Distintos Olhares – Transição de paradigmas de desenvolvimento nos países do Sul”.
Reuniões de pensadores de várias partes do mundo sobre as crises da humanidade começaram a ser promovidas pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre Política Civilizacional (IIRPC), de Morin, em sua sede na França, mas começaram a extrapolar o continente europeu no ano passado, no Chile. Este ano, foi a vez do Brasil, e aberto, pela primeira vez, ao público.“Quando um sistema não pode tratar dos seus problemas fundamentais, o que acontece? Ele desintegra-se, regride, ou é capaz de criar um outro sistema, um metasistema. O planeta está incapaz de resolver seus problemas fundamentais. Nosso sistema está fadado a se desintegrar ou a se metamorfosear”, cita.

Sem comentários: