1 de dezembro de 2009

A PRIMEIRA BEM-AVENTURANÇA DO APOCALIPSE

"Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." (Ap.1:3)

Significa revelar, tirar o véu, descobrir, tornar visível.
Revelação dos mistéiros do futuro culminando com o triunfo final de Jesus Cristo.
Está dividido em quatro partes principais, ou quatro linhas proféticas: 1) As sete igrejas, capítulos 1-3; 2) Os sete selos, capítulos 4-8:1; 3) As sete trombetas, capítulos 8:2-11,19; e 4) Os eventos finais da grande controvérsia, capítulos 12-22.
Foi escrito no final do primeiro século da nossa era, por João, o discípulo amado, que também escreveu o evangelho segundo João e mais três cartas que levam o seu nome.

Trataremos apenas das sete bem-aventuranças do Apocalipse.


As bem-aventuranças representam uma mensagem de confirmação para os filhos e filhas de Deus.
Bem-aventurado significa feliz. Mas não apenas a felicidade do ponto de vista deste mundo, mas sobretudo a felicidade do ponto de vista de Deus. Esta felicidade está relacionada com a eternidade e não apenas com coisas efémeras, passageiras.
Ao avançarmos neste estudo descobriremos que em cada bem-aventurança Deus tem promessas especiais para nós.
Apocalipse 1:3. “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”.

Vejamos alguns detalhes desta primeira bem-aventurança:

1. Tratar da importância de ler a Palavra da Profecia bíblica. A primeira idéia aqui, é para os leitores que liam nas sinagogas. Mas, não somente para eles, porque eram pessoas especias, escolhidas a dedo.
2. A bênção é também para todo e qualquer leitor que se aproxima da Palavra de Deus, que é vida, é luz, é poder. Em qualquer tempo, em qualquer parte do planeta, sob qualquer circunstância, aquele que se aproxima da Palavra de Deus, entra em contacto com a mente do Infinito. A Palavra de Deus nunca volta vazia, segundo Isaías 55:10-11A beleza aqui está no facto de que não depende da pessoa que entra em contacto com a Palavra e sim d´Aquele que pronunciou a Palavra.
3. Igualmente importante é ouvir. Deus tem um livro memorial diante de Si onde escreve os nomes daqueles que tratam das coisas espirituais. Malaquias 3:16. É verdade que vivemos num momento quando é muito difícil dedicar tempo às coisas espirituais. É dentro deste contexto que Deus tem uma bênção especial para aqueles que se demoram nas coisas da eternidade. Ouvir aqui, significa dar atenção. Por outras palavras, dar prioridade. É verdade que muitos hoje falam de Deus, mas com tristeza temos que admitir que uma grande maioria não se preocupa com Deus. Lamentavelmente, em muitos casos, a religião tornou-se um comércio. Como disse o próprio Deus: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. Mateus 15:8.
4. Da mesma maneira, importante é guardar no coração, isto é: viver de conformidade com. A forma grega do verbo usado, implica no hábito de guardar, observar ou ainda adoptar como norma de vida. O que o Senhor Jesus deseja nos ensinar é que a religião actua no interior. É no coração. O coração, embora enganoso, dita as palavras que pronunciamos. Veja esta frase dita por Jesus: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração”. Lucas 6:45.
5. O tempo está próximo. O fim de todas as coisas, a volta de Jesus. A nossa esperança grandiosa está centrada na volta de Jesus. Será o final do srofimento, da dor, da tristeza, da separação e da morte. Nunca mais sofrimento, louvado seja Deus! O chamado aqui é para que estejamos atentos, pois o tempo está próximo. O inimigo criou uma penumbra, uma nuvem escura sobre a cabeça da humanidade, para nos distrair das coisas importantes que nos cercam. Existe no noso mundo hoje uma corrida pela vida, que na verdade é mais uma corrida para a morte do que pela vida. As coisas realmente mais importantes, perderam totalmente o seu valor. Vou citar apenas um exemplo: a família. Está totalmente falida por culpa de uma troca de valores que foi realizada. Esta conclusão: o tempo está próximo é como que uma placa sinalizadora dizendo que o que procuramos está a chegar.

Sem comentários: