23 de novembro de 2010

A QUARTA TROMBETA DO APOCALIPSE

A quarta trombeta forma um paralelo com a igreja de Tiatira, a quarta igreja do Apocalipse 2. Forma igualmente um paralelo com o chifre pequeno de Daniel 7 e 8. Ela faz com que os nossos olhos se volvam para o obscurecimento da verdade acerca de Deus e a respeito do ministério sacerdotal de Cristo (o Seu Tamida) no santuário celestial. Não seria, entretanto, uma remoção total da verdade acerca de Deus e de nosso Sumo-sacerdote! Apenas a “terça parte” da luz deixaria de brilhar! (POWER POINT)
1. Que deveria acontecer ao fazer-se ouvir a quarta trombeta?Rª: “O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhante, e semelhantemente a da noite.” Apocalipse 8:12. (CLIQUE PARA VER EM POWER POINT)
Nota explicativa: A quarta trombeta continua a soar os avisos de Deus sobre a humanidade e pronuncia as obras destes contra Deus. o sol, a lua e as estrelas, ou seja, o povo de Deus (Génesis 37:9; cf. Apoc. 12:1), passam pelas trevas da terceira trombeta, a verdade é alterada; a quarta trombeta, é a tentativa de eliminar toda a verdade.
2. Como podemos saber que o “sol” se relaciona com o povo de Deus?
Rª: “Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas; e vós saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.” Malaquias 4:2.
Nota explicativa: “o Sol da justiça” é Jesus, Ele é a fonte de vida e a origem de toda a verdadeira luz. Por duas vezes João ouviu Jesus dizer: “Eu sou a luz do mundo.” João 8:12; 9:5. numa dessas ocasiões, Jesus acrescentou. “Quem Me segue não andará em trevas.” Os séculos que sucederam à queda do Império Romano, são apropriadamente conhecidos como a Idade Escura. Durante dois séculos, aproximadamente, o único centro de estudos sérios de toda a Europa esteve localizado na Irlanda. Depois, por volta do ano 800, o rei Carlos Magno estimulou a pesquisa em Aschen (actualmente na Alemanha, junto à fronteira com a Bélgica). Restou apenas um pouquinho de civilização e uma forma aparente de cristianismo.
3. Foi esta situação prevista pela Palavra de Deus?
Rª: “Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.” Daniel 7:25.
Nota explicativa: Neste texto prevê que um “chifre diferente dos primeiros” (ver Daniel 7:24) ou seja a igreja cristã medieval haveria de proferir “palavras contra o Altíssimo”, “perseguir os santos” ou seja os fiéis, e que tentaria em “mudar os tempos e a lei”. A profecia acrescenta: “Os santos lhe serão entregues nas mãos por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.”
4. Como e quando aconteceu a quarta trombeta?
Rª: “Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfémias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses. E abriu a boca em blasfémias contra Deus, para blasfemar do seu nome e do seu tabernáculo e dos que habitam no céu. Também lhe foi permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua e nação.” Apoc. 13:5-7.
Nota explicativa: Este é o período em que a igreja cristã (Igreja de Roma) se torna representante de Deus sobre a terra (do VI ao século X). Roma substitui “a cidade de Deus”. a tradição, o poder temporal e eclesiástico toma o poder sobre as questões espirituais.
A verdadeira religião de Cristo quer que se morra por ela, mas não que alguém por seja morto. Cristo em vez de perseguir e matar, deixou-Se perseguir e morrer, condenado não ofereceu resistência. A Pedro, que pretendeu defendê-Lo com a espada, Ele repreendeu neste temos: “Mete no seu lugar a tua espada, porque todos que lançarem mão da espada à espada morrerão.” Mateus 26:52. os apóstolos, para quem esta só lição bastou, seguiram todos o exemplo do seu divino Mestre, deixando-se perseguir e matar pela sua causa, nunca porém cogitaram em perseguir e matar a quem quer que fosse por amor dela.
5. A que ponto de angústia chega a quarta trombeta?
Rª: “E olhei, e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia com grande voz: Ai, ai, ai dos que habitam sobre a terra! Por causa dos outros toques de trombeta dos três anjos que ainda vão tocar.” Apocalipse 8:13.
Nota explicativa: “olhei”, parece que ouve um pequeno intervalo (4:1). Este breve momento na sequência das trombetas chama a nossa atenção especialmente para as últimas, que de uma forma especial são chamados os “ais”.
O verso 12 começa com um “anjo”, agora, temos uma “águia”. Pode a águia ser considerada um presságio de destruição (Mat. 24:28; cf. Deut. 28:49; Oseias 8:1; Hab. 1:8). “voando pelo meio do céu” ou seja, o zénite, de maneira que todos podem ouvir a mensagem: Ai, ai, ai. O ai repete-se três vezes por causa dos castigos que ainda vão acontecer quando soarem as três últimas trombetas. Cada uma delas se denomina por um “ai” (9:12; 11:14).
Dissemos anteriormente que as sete trombetas constituir-se-iam em “juízos de advertência”. Esses juízos ocorrem a tempo de poder levar-nos ao arrependimento; o contrário ocorre com as sete últimas pragas, pois estas cairão quando já será demasiado tarde para que alguém se arrependa verdadeiramente. As trombetas clamam a nós, para que nos tornemos cristãos reais e sinceros, obedientes de coração à vontade de Deus, e genuinamente bondosos e generosos para com os nossos vizinhos. Ao longo dos séculos, um bom número de pessoas aceitou essas advertências. Grande número de judeus aprendeu a lição de seu desastre nacional e se converteu em cristãos. Durante a Idade Escura, ergueram-se vários grupos reformadores, tais como os Cistercienses, Valdenses e Franciscanos. No século dezasseis apareceram outros grupos mais: Luteranos, Calvinistas e outros, que se baseavam mais amplamente na Bíblia.
Hoje, é o tempo, tempo de voltarmos ao cristianismo genuíno. Qual a sua decisão?

Sem comentários: