21 de dezembro de 2010

O SÉTIMO SELO DO APOCALIPSE

Documentos importantes de várias espécies eram frequentemente selado de modo a impedir que pessoas não-autorizadas abrissem os documentos e lessem o seu conteúdo. No caso do rolo, um cordão era marrado à sua volta, um punhado de barro húmido era colocado sobre o corda e uma estampa ou selo era impresso sobre o barro. Tanto o sinete gravado como o barro estampado, eram conhecidos como selos. Após a secagem do barro, ele não podia ser removido, a menos que fosse quebrado. Muitas vezes era usada a cera, com o mesmo propósito que o barro. Uma história interessante a respeito de selar um contrato, encontra-se no capítulo 32 de Jeremias.
1. O que estava escrito no livro dos sete selos?
Rª: Apocalipse 5:1 que o livro sete vezes selado que o Cordeiro tomou nas mãos, a exemplo do rolo de Ezequiel, achava-se escrito de ambos os lados – o que era invulgar – mas nada mais é dito acerca do conteúdo do rolo. Embora o Cordeiro o pudesse romper os selos e abrir o livro, a Bíblia não afirma que o livro tenha sido efectivamente aberto. Sabemos tão só o que aconteceu aquando da abertura dos selos.
2. Algumas observações sobre o costume de selar um documento na época em que o Apocalipse foi escrito.
Análise: muitos estudiosos referem que sob a legislação romana vigente no tempo em que João escreveu o Apocalipse, o testamento de uma pessoa requeria o selo de sete testemunhas. Uma das sete testemunhas era reconhecida e tida como o fiel da balança. Como se o seu trabalho fosse verificar, conferir se o peso estava rigorosamente certo. Após a morte da pessoa, as sete testemunhas reuniam-se na presença de uma autoridade governamental. A autoridade requeria que cada testemunha identificasse o seu próprio selo e o rompesse, de modo a que o conteúdo do testamento fosse lido.
3. Que viu João, o revelador, na mão direita do que Se sentava no trono?
Rª: “E VI, na dextra do que estava assentado sobre o trono, um livro, escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.” Apocalipse 5:1.
Nota explicativa: O ambiente deste capítulo é idêntico a 4:1 – o centro de tudo é o Trono de Deus – o capítulo 5 destaca o Cordeiro e o livro selado.
E.G.White diz: “O quinto capítulo do Apocalipse deve estudar-se cuidadosamente. É da maior importância para todos os que haverão de desempenhar uma parte na obra de Deus nos últimos dias.” (3JT 414, espanhol).
4. Que fez o Cordeiro com o livro?
Rª: “E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes, e entre os anciãos, um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus, enviados a toda a terra. E veio, e tomou o livro da dextra do que estava assentado no trono.” Apocalipse 5:6,7.
Nota explicativa: “Cordeiro”, gr. Arníon, palavra que é usada 29 vezes no Apocalipse e uma só vez em todo o Novo Testamento (João 21:15); no entanto, o pensamento é o mesmo que sugere a palavra “amnós”, “cordeiro”, em João 1:29,36; Act. 8:32; 1ª Pedro 1:19; Isaías 53:7.
João tinha ouvido que Cristo é um leão vencedor, mas quando olha vê um cordeiro! Um contraste tão marcante pode sugerir que da vitória de Cristo não provem da sua força física mas da excelência moral do Seu carácter; porque sobre todas as coisas o que se declara: “digno” (ver Apoc. 5:2). O sacrifício vicário da Sua vida sem pecado, simbolizado pelo sacrifício de um cordeiro sem mancha; o que Ele alcançou na cruz no conflito contra o mal é mais do que qualquer demonstração de força, o que alcançou foi uma vitória definitiva, só Ele estava à altura. Sim, Ele é digno!
5ª. Que acontece na abertura do sétimo selo?
Rª: “E, HAVENDO aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora.” Apocalipse 8:1.
Nota explicativa: Este silêncio tem sido explicado pelo menos de duas maneiras. Alguns sustentam que este silêncio no céu se referem aos terríveis acontecimentos que se sucedem na Terra imediatamente antes da segunda vinda de Jesus (Apoc. 6:14-16), deve-se à ausência das hostes angélicas que deixaram as cortes celestes para acompanhar Cristo ao voltar pela 2ª vez à Terra (Mat. 25:31); segue-se necessariamente o silêncio no Céu durante a ausência deles. Meia hora de tempo profético deverá ser sete dias. Os sete selos, portanto, levam-nos até á segunda vinda de Cristo.

Sem comentários: