30 de julho de 2011

O JUÍZO NO NOVO TESTAMENTO

Quando estudamos Daniel 9, e as 70 semanas, vemos que elas terminam em 34 AD, com a morte de Estêvão. Porque escolhemos a morte de Estêvão? O que tem este evento de especial, para marcar o fim das 70 semanas?
Atos 7 descreve o apedrejamento de Estêvão. Já pensou porque um dos maiores discursos do Novo Testamento é preservado aqui? 53 versículos são separados para a defesa do mártir. Porquê? Provavelmente porque seja algo realmente especial.
Olhando o discurso de Estêvão relacionado com a sequência do julgamento, vemos que Estêvão vê Deus em julgamento, da mesma forma que Isaías, Oséias e Miquéias.
Estavam no fim do período de graça que Deus tinha dado ao povo de Israel. No final surge a pergunta de Deus: Serão fiéis à aliança? Serão fiéis ao Mensageiro da aliança? O que farão com o Messias? Haviam tido 3 anos e meio para pensarem e tomarem a decisão. Agora chegara o momento
de exporem a decisão tomada.
Verso 2 — Preâmbulo — Apresentação do juiz.
Versos 3–50 — Prólogo — Histórico de tudo o que Deus tem feito pelo povo.
Versos 51–53 — Acusações — Tudo o que fizeram contra Deus. As pessoas que ali estavam não eram ignorantes. Eles conheciam esta estrutura, e quando ele passa para as acusações, vêem que estão em meio a um processo, e que Estevão é o advogado de acusação.
Sabem qual o próximo passo do processo? — O Veredito. Ficam furiosos. Como pode acusar-nos? Verso 54 mostra que estavam rangendo os dentes de raiva.
Verso 55 — Veredito — Estêvão tem a oportunidade de ver Cristo em pé ao lado do Pai, usando as mesmas palavras encontradas em Daniel 12:1 (Septuaginta). Ali Ele levanta-Se por que o julgamento acabou e chegou o momento de dar o veredito. Estêvão vê Cristo pronto a dar o veredito ao povo de Israel.
Quando fala ao povo o que via, apenas confirma para eles que estavam no meio de um processo. Eles sabiam que isto acontecia às portas da cidade durante um julgamento. Era tudo muito bem conhecido por eles. Na hora do veredito todos tinham que se colocarem em pé. Por esta razão, ficaram furiosos e o apedrejaram.
Aqui temos a descrição do juízo investigativo. O processo que Deus seguiu antes da condenação da nação israelita. Os académicos têm estudado a analisado a narrativa, para ver onde está o ponto mais importante. Aqui o narrador cita palavras de outras pessoas, o que torna isto importante. Aqui se cita Estêvão a falar o que estava a ver. Ocorre a ênfase dupla: o narrador da história cita e repete as palavras de Estêvão.
O Novo Testamento está em íntima conexão com o Velho Testamento! Agora podemos pregar o final das 70 semanas com entusiasmo, pois aqui temos uma miniatura do juízo final. O que aconteceu no tempo de Isaías é o mesmo que aconteceu no tempo de Estêvão.
Fonte — O Santuário
por Marllington Klabin Will
POR PROF. WERBER MARQUES

Sem comentários: