2 de outubro de 2011

SARDES A QUINTA IGREJA DO APOCALIPSE

Carta: Igreja Sardes
Texto: Apoc. 3:1-6.
Significado: Sacrifício de Contrição.
Período: 1563 - 1798 d.C
Identificação: REFORMA
LINHA DO TEMPO
34 -100 - 313 - 538 - 1516 - 1798
!----!-----!------!-------!--------!
AD ou DC
1. Portanto, As Igrejas de Éfeso, Esmirna, Pergamo e Tiatira cobriram os 4 períodos da História da Igreja durante 15 Séculos desde a Era Apostólica até a Reforma.

Fraca, Mundana - Debilitada - Degenerada.

2. Período da Reforma - IDADE MEDIEVAL – Contra Reforma. De grande beleza - Cercada por uma região muito fértil. Fortaleza inexpugnável. Inacessível, exceto num ponto - ao sul.

HISTÓRIA:
3. Esteve frequentemente em guerras. – Era uma grande inimiga das cidades judaicas. Veio a tornar-se parte do reino de Pérgamo - Foi destruída por um terremoto e reconstruída por Tibério César. Em 1402 foi completamente destruída - Hoje é um campo ermo cheio de espinhos, flores silvestres e ruínas impotentes.

RELIGIÃO NA IDADE MEDIEVAL.

A principal divindade de Sardes era a deusa Cibele

4. Uma Igreja Idólatra - Deusa Cibelle - imagem de uma deusa Anatólia considerada a protetora da cidade. Representava as alianças religiosas daquele tempo. Era uma estranha figura rústica de vários seios. Era cultuada num magnífico templo. Culto semelhante ao de Diana dos Efésios.

IGREJA:
5. Existia nesta localidade uma comunidade cristã. Tornou-se sede de um bispado. Numa escavação arqueológica foi descoberto o trono de mármore do Bispo de Sardes.

AUTORIA DA CARTA.
6. Capítulo 3 – Verso1 - começa identificando o seu Autor - Os 7 espíritos Apoc. 11: 1 e 2. Ver também Isa. 12:2.
Verso 1 – " Estas coisas diz Aquele que tem os 7 Espíritos de Deus e as 7 estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto."

7. Hipocrisia caracteriza esta igreja. Da igreja no período da Reforma de Lutero, esperava-se dela que tivesse vida/vitalidade. Esperava-se que a igreja fundada pelos reformadores, fosse viva, com zelo e vigor. Pura na fé e inteiramente devota ao serviço de Deus. Mas não seguiu no projeto das reformas que precisavam ser feitas, no que concerne a restaurações das doutrinas fundamentais da Palavra de Deus.

8. No verso 2 – Ao invés do costumeiro elogio, o Autor da Carta tem uma mensagem de condenação Mat. 23:13-33 – "Conheço as tuas obras..." Geena lugar da condenação dos ‘ais’ encontrados na passagem acima referenciada - at.ecl. gehénna,ae 'lugar de suplício eterno, o inferno', do gr. géenna,és 'lugar de tortura', este do heb. géhinóm (< géhené Hinnóm 'o vale do filho de Enom'); este vale, situado nas proximidades de Jerusalém, na Palestina, era o local onde os hebreus incineravam crianças ao deus fenício Moloque, para os sacrifícios rituais.
9. Outra Tradução diz assim: "Fazes te passar por vivo, e de como és um cadáver."
10. Presumia-se que a igreja estivesse viva, mas... estava morta. Era exatamente o contrário da primeira igreja - a Igreja de Éfeso uma igreja cujos membros estavam sendo sacrificados, mas vivia.
11. Período de violenta controvérsia doutrinária. Na metade deste período ocorreu a Reforma de Lutero. Período de frias formalidades religiosas. Aparência de vida. Pompa cardinalícia. Festas profano-religiosas. Já ostentava o título de Igreja Católica Apostólica Romana.
12. Os SARDENCES se tornaram mortos nas muitas formas e ornamentos da nova vida. Sardes tinha ouvido o que era bom e reto, mas não se apegaram em crescer naquilo que lhes fora dado. Tornaram-se mortos nas muitas formas. Era uma igreja de aparência. Lutero não levou esse período da igreja a uma profunda reforma doutrinária. Seu Credo parou ai. E de novo se instagnou. Promoveu-se outra vez a Decadência da Religião.
13. Foi neste época - Século XVIII que a lepra grassou na Europa, principalmente na Inglaterra e França. A lepra envenenou o sangue ingles. Também conhecida como peste negra.
14. Todavia - versos 2-4 - O Autor da Carta encontrou alguém VIGILANTE... e suscita a LEMBRANÇA prevista em Mt. 24:42 e 25:13..
15. O mais importante mesmo é que esta Carta foi selada com a visão da abertura do 5o Selo como veremos mais adiante a respeito das " ... das almas que foram mortas e que estavam debaixo do altar..." Apoc 6:9.
16. Para compreendermos este texto, precisamos buscar emprestado o Texto de Gen. 4:10. A voz do sangue de Abel clama ... Ora, era o registro da morte nos anais do Céu que estava clamando por justiça. (Ver Mat. 23:35. Luc. 11:47-50):
“ ... Sangue derramado – homicídio.. túmulo dos profetas..." v. 50.
17. Quando foi que João viu estas almas? Quando estava vivo ou estava morto? Apocalipse 20 fala da prisão circunstancial de Satanás que é a morte, dos impíos por ocaisão da II Vinda de Cfristo, conforme encontramos em Apoc. 20:4; Heb. 12:24 e I Cor 15: 50 em diante. Mais amiúde veremos isto quando estudarmos as 7 pragas.
18. Depois disto, só foi vista "... as almas dos que foram mortos por causa da Palavra de Deus - e mais ninguém.
Verso 3 – Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-te e arrepende-te. Porquanto, se não vigiares, virei como o ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti". Aqui reside a urgente necessidade de preparo que deve anteceder ao evento da II Vinda de Cisto. Como se não bastasseo respaldo do escrritor apocalíptico conclui no Verso 4 – Tens, contudo, em Sardes, umas poucas pessoas que não contamiram as suas vestiduras e andarão de branco junto Comigo, pois, são dignas".
19. Afinal de contas, em regras de interpretação - símbolos – são simbolismo. Ninguém precisa tomar ao pé da letra de que no Céu as "almas" clamam.
20. Polr conseguinte, Apoc.6:11 – a resposta de Deus é fulminantemene esclarecedora e acaba completamente com toda a especulação. Principalmente, com a Teoria de que as almas vão para o Céu.Por isso, foram lhes dadas " vestes brancas para serem usadas quando da ressurreição dos justos., assim como um período de DESCANSO/REPOUSO até que se completasse..."
21. Destaque ao Juízo Investigativo. As almas descansam pelo tempo suficiente para ser completada toda a cognição do JUÍZO INVESTIGATIVO.

CITAÇÕES IMPORTANTES:
" Ao abrirem os livros de registro no juízo, é passada em revista perante Deus a vida de todos os que creram em Jesus. Começando pelos que primeiro viveram na Terra, nosso Advogado apresenta os casos de cada geração sucessiva, finalizando com os vivos.
" Todo o nome é mencionado, e cada caso minuciosamente investigado. Aceitam-se nomes e rejeitam-se nomes. Quando alguém tem pecados que permanecem nos livros de registro, para os quais não houve arrependimento nem perdão, SEU NOME É OMITIDO DO LIVRO DA VIDA. e o relato de suas boas ações é apagado do Livro Memorial de Deus. "GC - 522 /523.

Livro da Vida – Livro das \iniquidades – Livro Memorial
"O LIVRO DA VIDA CONTÉM OS NOMES DE TODOS OS JÁ ENTRARAM NO SERVIÇO DE DEUS. Se quaisquer destes se afastaram d'Ele, e por uma obstinada persistência no pecado se tornam finalmente endurecidos à influência do Espírito Santo, seus nomes serão no Juízo apagados dos LIVRO DA VIDA. e eles serão votados à destruição. "PP -350.
" As mensagens para a igreja de Éfeso e para a igreja de Sardes foram frequentemente repetidas por Aquele que me dá instrução para este povo... Aquele que foi expulso do Céu desceu com grande poder.... A menos que estejamos constantemente em guarda, cairemos como presa fácil em seus inumeráveis enganos... Leiamos e estudemos aquelas porções da Palavra de Deus que fazem referência especial a estes últimos dias, e que apontam os perigos que ameaçarão o povo de Deus."8T - 98 / 101.

22.. Quem são os vencedores deste período? A resposta está no Verso 4 - "...ALGUMAS PESSOAS que andarão de branco comigo..." Foi nesta época que surgiram alguns movimentos religiosos. Um verdadeiro despertamento surge na Inglaterra com o Metodismo de Wesley. Foi a doutrina Wesleyana que reuniu os fragmentos da consciência inglesa, mas só com meia verdade.
23. Surgiram os Pietistas - Moravianos - Whitefield - Os Quakers - Os Metodistas. Estava chegando ao fim o período da Escuridão. Começa a surgir o período cumprimento da profecia de Dan. 12:4. A aurora do Grande Despertamento.
24. Mundo passa por uma transformação espetacular. Descobertas científicas. Ciência política e o humanitarismo. Racionalismo filosófico. Todas estas coisas influiram para encorajar a frieza espiritual. A Revolução Francesa – A Revolução Industrial. O Desenvolvimento de Ciência.
Verso 5 – e vencedor será vestido de vestiduras brancas, e de modo algum riscarei / e de modo algum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos anjos.
25. O vencedor desta Igreja é um pereito contraste com aqueles que caíram. Vestes de dignidade. Vestes brancas Dan. 7:9 Apoc. 4:4,6,11 e 19:14, é uma forma figurativa para o corpo espiritual dos santos conforme vimos anteriormente ao lermos I Cor. 15:40-44, 51-54. Além das vestiduras brancas com que serão vestidos os santos, a mais sublime promessa já feita alguém éa manutençâo do seus nomes no Livro da Vida do Cordeiro. " ...de maneira nenhuma riscarei o seu nome do LIVRO DA VIDA, ... "
26. O apelo que Pedro fez no discurso de Pentecostes Atos 3:19 pode ser uma das formas pelas quais João viu na visão de Apocalipse. Lembra que os vencedores terão os seus pecados apagados, mas os seus nomes serão mantidos no registro do Livro do Universo Fil. 4:3 Apoc. 13:8 e 20:15.
27. Pelo contrário – "... Confessarei o seu nome,..." Isto implica no RECONHECIMENTO COMO SEGUIDOR LEAL E DEVOTO. Cristo como nosso Advogado, Intercessor e Grande Sumo Sacerdote daquele que reclamar a Sua Justiça Mt. 10:32 e 33  I Jo. 2:1  Heb. 8:1-6.
28. Essa confissão é feita DIANTE DO PAI E DOS SEUS ANJOS. Reinvidação do caráter de Deus perante o Universo. Fruto do Seu trabalho e a sua satisfação (Is. 53:11. Do mesmo modo que o Seu estranho ato Isa. 28:21. Por outro lado, entregar o impenitente e rebelde à destruição. Rejeitaram o oferecimento da misericórdia, da graça e do pedão pela Fé. É por isso que no Verso 6 – Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Sem comentários: