12 de janeiro de 2012

A PARCERIA ENTRE O VATICANO E O ISLÃO

Neste ponto a questão que precisamos considerar é a seguinte: o Papado e o Islão desenvolverão uma parceria que irá capacitar os Estados Unidos, a besta semelhante a um cordeiro de Apocalipse 13 a opôr-se ao povo de Deus? À primeira vista, este parece ser um cenário impossível, porque, historicamente, o Islão e o Papado foram inimigos violentos que lutaram pelo controlo dos territórios do império romano. O Islão engoliu a maioria dos países cristãos, incluindo a ala oriental do Império Romano, restringindo a influência do papado a alguns países ocidentais.
Na época da Reforma, os muçulmanos estavam mais dispostos a empunhar a espada contra os católicos do que contra os protestantes, porque os católicos veneravam as imagens de Jesus, dos santos e de Maria – uma prática abominável, especialmente para os muçulmanos. A veneração das imagens católicas permaneceu a mesma, mas a sua política em relação ao Islão mudou radicalmente nos últimos anos.
O entendimento de Lutero e Calvino sobre o Islão e o Papado
A compreensão de Lutero e Calvino, sobre o islamismo e o Papado como sendo os dois aspectos do poder do Anticristo predito em Daniel e Apocalipse. Foi defendida até mesmo por Jonathan Edwards, o primeiro presidente da Universidade de Princeton e um dos mais respeitados teólogos norte-americanos.
No seu livro A História da Obra da Redenção, Edwards escreveu: “As duas grandes obras do diabo que operavam contra o Reino de Cristo eram…Seus reinos anti-cristãos (Romano ou papal) e maometano (muçulmano ou islâmico), que foram e ainda são, dois reinos de grande extensão e força. Os dois juntos engoliram o antigo Império Romano, o reino (papal) do Anticristo engoliu o Império do
Ocidente; e o reino maometano de Satanás o Império do Oriente… No livro do Apocalipse (cap. 16-20). . .a destruição destes que a gloriosa vitória de Cristo na introdução dos gloriosos tempos da Igreja, irá principalmente consistir”.
Penso que esta interpretação histórica merece séria consideração. Observamos que tanto o Papado como o Islão preenchem as características distintivas do Anticristo apresentadas em 1 João, Daniel e Apocalipse.
Se explorarmos a nova parceria que se desenvolve entre o papado e o Islão à luz do foco profético passado e presente do Anticristo. Especificamente, queremos descobrir se a luta pela supremacia no passado entre o papado e o Islão e as novas formas de cooperação existentes entre eles, são parte da visão profética do papel do Anticristo.
O nosso estudo divide-se em duas partes. A primeira parte analisa a nova parceria que se desenvolve entre o papado e o islamismo. Vou argumentar que a tentativa do Vaticano para ganhar os muçulmanos para si mesmo, reconhecendo Allah como sendo essencialmente o mesmo Deus da revelação bíblica, pode ser politicamente correta, mas é bíblicamente errada. Os dois deuses são radicalmente diferentes na sua natureza e ensinamentos tanto como métodos de evangelismo, de salvação, etc.
A segunda parte aborda algumas das crenças e práticas distintas que a Igreja Católica partilha em comum com o Islão. Vou argumentar que essa aparente unidade fornece a base para a compreensão do futuro papel profético desses dois poderes.
O papado tenta cortejar Meca para Roma
Ambos Bento XVI e João Paulo II tem trabalhado para melhorar as relações com os muçulmanos. Por exemplo, no final de novembro de 2006, Bento XVI fez uma visita histórica à Turquia, a qual ganhou a simpatia do povo.
Num artigo intitulado “De Foe para um amigo na Turquia”, o jornal alemão Spiegel, escreve: “Antes dele chegar, os turcos o odiavam. Porém, agora que o Papa Bento XVI está na Turquia, ele fez 73 milhões de novos amigos. Não apenas tem ele procurado curar a divisão entre cristãos e muçulmanos, mas ele também apoia a adesão da Turquia à EU num momento em que o país realmente precisa de um aliado.
“Não demorou muito para que o Papa Bento XVI se transformasse de um dos piores inimigos da Turquia num dos melhores amigos do país. Já na quarta-feira o papa estava a ser elogiado pelas suas tentativas de colmatar as lacunas entre cristãos e muçulmanos.” (http://www.spiegel.de/international/0,1518,451418,00.html)
A BBC relata: “A visita à mesquita, uma paragem extra inserida no programa do Papa, só no último minuto, parece ter caído muito bem aos seus anfitriões. Foi um gesto ousado, considerando que esta foi apenas a segunda vez na história do papado que um papa de Roma entrou num lugar de culto dos
muçulmanos.” http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/europe/6199350.stm
Segundo a BBC, “Em 6 de novembro de 2007 o Papa Bento XVI encontrou-se com o rei Abdullah da Arábia Saudita na terça-feira em um momento de tensas relações entre o Islã e o cristianismo a respeito do terrorismo global, a guerra no Iraque e a falta de liberdade religiosa para quase 1 milhão de trabalhadores migrantes católicos que vivem no estado do Golfo Pérsico.
“Foi a primeira reunião entre o monarca saudita, que também supervisiona o santuário mais sagrado do Islã, em Meca, e o chefe da Igreja Católica. . . .A assessoria de imprensa do Vaticano disse que o encontro foi cordial e “constituiu uma oportunidade para examinar as questões perto do coração” de ambos os lados. A declaração disse que os funcionários do Vaticano desejavam
a prosperidade de todos os povos que vivem na Arábia Saudita embora salientando “a presença positiva e operosa dos cristãos”.
“A Arábia Saudita e a Santa Sé não têm relações diplomáticas formais; a prática do país de estrita Wahhabi se opõe a laços estreitos com organizações cristãs em solo saudita”.
“O encontro e o aperto de mão entre o rei e o papa ofereceu incentivo aos esforços para resolver a crise política e religiosa em todo o Médio Oriente. O comunicado do Vaticano revelou que os dois líderes enfatizaram a “importância da colaboração entre cristãos, muçulmanos e judeus para a promoção da paz, justiça e valores espirituais e morais.”(http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/7080327.stm)
A 04 de novembro de 2008, no mesmo dia, quando os americanos estavam a votar para o novo presidente, os funcionários do Papa, os líderes islâmicos e acadêmicos começaram um encontro histórico no Vaticano para promover uma melhor compreensão e uma nova parceria entre as duas maiores religiões do mundo. (http://www.catholicnews.com/data/stories/cns/0801242.htm)
João Paulo II e os muçulmanos
Bento XVI está construindo sobre o legado do Papa João Paulo II, que trabalhou duro para atrair Meca para Roma. Em maio de 2001 João Paulo fez história ao se tornar o primeiro líder católico a pôr os pés em uma mesquita e participar em um serviço de oração organizado. A reunião simbólica aconteceu quando o Papa entrou na Mesquita Omíada na capital síria, Damasco. Esta mesquita tem significado tanto para muçulmanos como para cristãos. Para os muçulmanos, é a mesquita de pedra mais antiga do mundo, enquanto que para os cristãos é o lugar onde alegadamente João Batista foi enterrado.
Doze dias após os horrores do 11 de setembro de 2001, o Papa renovou o seu compromisso de trabalhar em direção a uma nova parceria com os muçulmanos em sua mensagem à nação predominantemente muçulmana do Cazaquistão. O papa declarou: “Há um só Deus”. O Apóstolo proclama, antes de tudo, a unidade absoluta de Deus. Esta é uma verdade que os cristãos herdaram dos filhos de Israel e que eles compartilham com os muçulmanos: a fé no único Deus, “Senhor do céu e da terra” (Lc 10:21), onipotente e misericordioso. Em nome desse Deus, dirijo-me ao povo de profundas e antigas tradições religiosas, o povo do Cazaquistão.”(Homilia do Papa, em Astana, no Cazaquistão, no domingo, 23 de setembro de 2001).
O Papa apelou aos muçulmanos e cristãos trabalharem juntos para construir uma “civilização de amor”: “Esta ‘lógica do amor” é o que ele [Jesus] estende a nós, pedindo-nos para vivê-la acima de tudo através da generosidade à quem precisa. É uma lógica que pode reunir cristãos e muçulmanos, e comprometê-los a trabalharem juntos para a “civilização do amor”. É uma lógica que supera toda a astúcia deste mundo e nos permite fazer verdadeiros amigos que nos darão as boas vindas nos tabernáculos eternos” (Lc 16:9).
Na sua última oração, o Papa apelou de novo para os cristãos e muçulmanos trabalharem juntos, lado a lado no cumprimento da vontade de Deus:
“E nesta celebração queremos rezar para o Cazaquistão e os seus habitantes, para que esta grande nação, com toda a sua diversidade étnica, cultural e religiosa, cresça mais forte em solidariedade, justiça e paz. Possa este progresso, com base na particular cooperação entre cristãos e muçulmanos, ser construído dia a dia, lado a lado, no esforço para cumprir a vontade de Deus.” (Ibid)
Apesar dos acontecimentos catastróficos do 11 de Setembro, o Papa continuou a trabalhar em direção a uma parceria com os muçulmanos. A base desta parceria é a crença de que católicos e muçulmanos adoram o mesmo Deus de Abraão.
A reavaliação do Islão
Essa crença é claramente expressa no novo Catecismo da Igreja Católica, que fala do novo relacionamento católico com os muçulmanos, nestes termos: ”O plano da salvação inclui também aqueles que reconhecem o Criador, em primeiro lugar entre os quais
estão os muçulmanos, professando manter a fé de Abraão, e, que juntos, adoram conosco o Deus único e misericordioso, juiz da humanidade no último dia. “(Catecismo da Igreja Católica, (San Francisco, CA, 1994) N º 84).
O Catecismo continua afirmando que ”A Igreja tem também um grande respeito para com os muçulmanos. Eles adoram a Deus, que é único, vivo e subsistente, misericordioso e onipotente, criador do céu e da terra, que também falou aos homens. Eles se esforçam para apresentarem-se sem reservas aos decretos ocultos de Deus, assim como Abraão submeteu-se ao plano de Deus, cuja fé os muçulmanos avidamente vinculam para si próprios. Embora não o reconhecendo como Deus, veneram a Jesus como profeta, e sua virgem Mãe eles também honram e às vezes até mesmo devotadamente a invocam. Além disso, eles esperam o dia do juízo e a recompensa de Deus após a ressurreição dos mortos. Por esta razão, eles altamente estimam uma vida reta e adoram a Deus, especialmente através da oração, esmolas e jejum” (Vatican Council II: The Conciliar and Post Conciliar Documents, No. 56, Nostra Aetate, Austin P. Flannery, ed. (Grand Rapids, MI, 1975 & 1984) Vol. I., pp. 739-740).
É evidente que a estimativa Católica do Islão tem sofrido uma mudança fundamental: de religião de “infiéis”, para uma religião de crentes que cultuam o mesmo Deus de Abraão. Enquanto no passado a Igreja Católica denunciou o Islão como uma religião do mal a ser reprimida pelas cruzadas (Guerra Santa), hoje ela agradece e afirma que os muçulmanos têm a mesma fé de Abraão assim como ela.
A força motriz por trás dessa reavaliação tática do Islã é a determinação do Vaticano para trazer uma Nova Ordem Mundial sob a liderança moral e religiosa do Papa. Esta meta foi expressa no Concílio Vaticano II, que declara: ” A promoção da unidade está em harmonia com a natureza mais profunda da missão da igreja [Católica Romana] (Ibid., n. 64, Gaudium et Spes, Vol. I , cap. 42, p. 942).
O profundo perigo que os cristãos evangélicos enfrentam hoje é ingenuamente aceitar a pretensão do Papa de ser o porta-voz oficial de Cristo na Terra - um engano que está profundamente enraizado no novo impulso para criar uma coalizão global de nações com base num Deus politicamente construído, que pode ser adaptado a diferentes sistemas religiosos.
A determinação do Papa para desenvolver uma parceria com os muçulmanos, vem do simples fato de que seus 1,3 biliões de membros ultrapassam o 1 bilião de membros católicos. Ao reconhecer a legitimidade da fé Islâmica, o Papa está facilitando a aceitação dos muçulmanos de seu papel como líder de uma futura Nova Ordem Mundial.
As aparições de Fátima
No seu papel informativo sobre o “Islão e o Vaticano,” Richard Bennet e Robert Nicholson mencionam um episódio altamente emocional que tem contribuído para a construção de uma base comum entre Roma e Meca, ou seja, as aparições de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Fátima , em Portugal. Uma vez que Fátima era o nome da filha de Maomé, foram feitas tentativas para explicar as aparições de Fátima como fenómenos muçulmanos. (Richard Bennett and Robert Nicholson, “Islam and the Vatican: A New Partnership with Muslims,” at www.users.bigpond.com/farel/wfs3gu.html, p. 3.).
Bennet e Nicholson escrevem: “Citando uma organização católica de notícias, ‘Nossa Senhora de Fátima é realmente Fátima, filha do profeta Maomé …. Em 23 de outubro de 1995, a televisão iraniana começou a circular histórias de que as aparições em Fátima, Portugal, em 1917, eram fenómenos religiosos de origem muçulmana. “(Ibid., p. 3-4).
“O Islão nos ensina que os homens podem alcançar graça diante de Deus por aquilo que uma pessoa faz. No site de Fátima, em Portugal
em 13 maio de 2000, o papa proclamou uma mensagem que poderia ser prontamente aceita tanto por muçulmanos como por católicos. ”Rezem, rezem muito e façam sacrifícios pelos pecadores; muitas almas vão para o inferno porque elas não têm ninguém para orar e fazer sacrifícios por elas…” (www.vatican.va/holy_father/john_p…/hf_jp-ii_hom_ 20000513_beatification-fatima_en.htm accessed 6/1/00.).
Feitos heróicos para ganhar a aprovação de Deus, apelos ao homem natural, incluindo o muçulmano devoto; estão, no entanto, a anos-luz do Evangelho da graça. A mensagem do Papa, e a mensagem e veneração de heroísmo no Islã são uma negação total do Evangelho, ”Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou” (Tito 3:5).
Continua

Sem comentários: