16 de janeiro de 2012

PROFECIAS BÍBLICAS

Muitos não gostam de estudar as profecias bíblicas por temerem o que elas revelam, por não entenderem ou porque simplesmente parece tudo muito complexo e distante de nossa realidade. Não é assim em relação à profecia da sucessão dos reinos dominantes do mundo, descrita no capítulo 2 do livro do profeta Daniel. Depois de orar a Deus e pedir sabedoria e entendimento, Daniel revelou ao rei babilónico Nabucodonosor o sonho da estátua que ele teve e sua fiel interpretação. O resultado é que, comparando a explicação de Daniel, com a história, é possível perceber um claro cumprimento profético exatamente da forma como Deus havia esclarecido ao temente homem de Deus.
"Tu, ó rei, estavas olhando e viste uma grande estátua. Esta estátua, que era grande e cujo resplendor era excelente, estava em pé diante de ti e a sua aparência era terrível. A cabeça da estátua era de ouro fino, o seu peito e seus braços de prata, o seu ventre e as suas coxas de bronze, as suas pernas de ferro, os seus pés em parte de ferro e em parte de barro. Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mãos, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou". Daniel 2:32-34. Bíblia Sagrada - Edição Contemporânea.
CABEÇA DE OURO (BABILÓNIA) - O chamado I Império Babilónico (que segundo historiadores unificou a região da Mesopotâmia - hoje Iraque e redondezas) teve início em 1792 a.C. sob o comando de Hamurabi e durou até 1513 a.C. com a destruição de Babilónia empreendida pelos hititas. A partir de 614 a.C., é restaurado o poderio babilónico através do II Império comandado por Nabucodonosor II que finda em 539 a.C. com a derrota para os medo-persas.
PEITO DE PRATA (IMPÉRIO MEDO-PERSA) - Em 539 a.C. conquistou os babilónicos sob comando de Ciro, chegaram a incorporar o Egito, mas sua força não foi como a de Babilónia. Ou seja, a prata é valiosa mas não tanto quanto o ouro. O Império Medo-Persa entrou em declínio no ano de 331 a.C.
VENTRE DE BRONZE (GRÉCIA) - A partir desta data a liderança de Alexandre, o Grande, o
Império Grego-Macedónico se consolidou e, conforme historiadores, durante os dezasseis em que esteve no poder Alexandre conseguiu estender seu império desde a Ásia Menor até o Indo (Índia) e do Egito a Mesopotâmia.
PERNAS DE FERRO (ROMA) - Por volta de 168 a.C., o Império Romano começou a dominar a região do Mediterrâneo e se tornou a quarta superpotência de acordo com a profecia bíblica. Segundo alguns historiadores, a população sob o domínio de Roma aumentou de 4 milhões em 250 a.C. para 60 milhões em 30 a.C., o que ilustra como Roma teve o seu poder ampliado nesse período, de 1.5% da população mundial, para 25%.

O Império Romano posteriormente se dividiu, esfacelou-se e acabou dividido em várias tribos chamadas bárbaras que depois deram origem aos atuais países da Europa. E o mais interessante: conforme a Bíblia, esses países, assim como o ferro e o barro, nunca mais se ligariam. "Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de oleiro, misturar-se-ão pelo casamento, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro". Daniel 2:43.

Leia mais em Daniel 2 e bons livros cristãos sobre profecias bíblicas como "Uma nova era segundo as profecias de Daniel", escrito por C.Mervyn Maxwell.

Sem comentários: