31 de julho de 2012

Terceira Bem-aventurança do Apocalipse - Apoc 16:15


Apocalipse 16:15. “Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha”.
Ver cap. 15 e 17.
Apocalipse 3:15-18.
Lucas 18:8
As dez virgens.
2ª Tim. 3:1-5

Apocalipse 16:15
O contexto fala da última grande união ímpia para destruir o povo de Deus pouco tempo antes da Volta de Jesus.

Apresenta uma coligação muito poderosa, a maior que este planeta já viu.

Espíritos de demónios que saem da boca do dragão, da besta e do falso profeta.

A missão destes espíritos enganadores é reunir os reis do mundo inteiro para uma batalha contra o Deus Todo-Poderoso, conhecida como a batalha do Armagedom. É a batalha final.

O dia do todo-poderoso virá como ladrão.

Bem-aventurado aquele que vigia...

Se não estivermos apercebidos, seremos apanhados de surpresa.

Para estarmos prontos e preparados, Jesus deu-nos a receita.

Vigiar e orar é a receita prescrita por Jesus para quem não quer entrar em tentação. Mateus 26:41.

Manter os olhos abertos. Evitar a aproximação do inimigo. “O inimigo anda bramando como leão”. I Pedro 5:8.

Viver uma vida de constante oração.

Bem-aventurado o que vigia e guarda as suas vestes...

Manter as vestes. Mantê-las limpas.

Guardar as vestes faz parte do cuidado com a nossa vida religiosa. Não permitir que as vestes fiquem sujas com as coisas desta vida.

Querendo ou não deixamos uma marca por onde passamos. Ou a nossa vida é um cheiro de vida para a vida ou lamentavelmente é um cheiro de morte para a morte.

As nossas palavras, os nossos gestos, o nosso exemplo.

Não andar nu significa estar vestido com a veste da justiça de Cristo. “O Senhor, justiça nossa”. Jeremias 23:6.

Não ficará nu e não será vista a sua vergonha.

Talvez neste exacto momento estejam a pensar assim: como vou viver à altura deste ideal?

Se dependermos de nós próprio, não vamos viver este ideal de Deus nunca. Mas podemos depender de Jesus, que disse: “Sem mim, nada podeis fazer”. João 15:5.

Confiar que Deus supre as nossas necessidades é um segredo que só os filhos de Deus conhecem.

Vejamos o que Deus nos promete através de Paulo em Filipenses 4:19. “E o meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há-de suprir, através de Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”.

Por favor, confie nas promessas de Deus. Ele ajudará cada um a ter uma vida de acordo com a Sua vontade.

Apocalipse 16:15. “Eis que venho como o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para não andar nu, e não se veja a sua vergonha.”

O contexto fala da Volta de Jesus. O dia do todo-poderoso virá como ladrão. É um texto paralelo ao que Jesus mencionou cerca de 60 anos antes: Mateus 24:42-43. “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.”

Jesus virá de repente, mas não de maneira inesperada. Afinal, nós todos esperamos que Ele volte. Os sinais estão aí. Só não sabemos o dia. Inesperado é o que não sabemos o que vai acontecer. Mas o que esperamos não pode ser chamado de inesperado. Mas pode acontecer de repente. Embora saibamos que vai acontecer, mesmo assim pode surpreender-nos. Pode acontecer a qualquer um de nós num momento. Num segundo a vida muda.

Eu nunca vi chover sem nuvens, vi no entanto, começar a chover repentinamente.

Mateus 26:41. Vigiar e orar é a receita prescrita por Jesus para não entrarmos em tentação.

Apocalipse 16:14. O contexto do tema de hoje, refere que, quando Jesus estiver p/ voltar, Satanás intensificará as fraudes... Daí a exortação de Jesus ao Seu povo, através da epístola de Pedro “O inimigo anda bramando como leão”. I Pedro 5:8.

Viver uma vida de constante oração. Manter os olhos abertos. Evitar a aproximação do inimigo. Vigiar. Quem vigia identifica a aproximação do inimigo. Talvez esse seja o nosso principal problema, não perceber a aproximação do inimigo.

O que é andar nu?


A primeira noção da nudez veio após o pecado. Portanto, nudez é semelhante ao pecado. Andar nu é pecar, é não usar as vestes brancas da justiça que Cristo nos empresta, a Sua justiça... Se não estou justificado, estou em pecado. Se não estou a usar as vestes brancas da justiça de Jesus, estou nu. É NÃO ESTAR PREPARADO ESPIRITUALMENTE P/ SE ENCONTRAR COM CRISTO.

Num mundo onde as pessoas vivem cada vez mais afastadas de Deus, o conselho é para que vigiemos e não contaminemos as nossas vestes com a poluição deste mundo. Que tipo de poluição? O pecado? Não é apenas isso.

A advertência é mais profunda. O contexto de Apocalipse e de Mateus aponta para um período, o fim dos tempos, a época em que vivemos. Os dois contextos avisam contra os enganos e as fraudes do inimigo exactamente no final dos tempos.

(ver) Mateus 24:24. O contexto da advertência de Jesus: falsos profetas. Profeta não é apenas o que prevê o futuro, profeta é o porta-voz de Deus, o embaixador de Deus. São falsos embaixadores de Deus. Falam em nome de Deus, fazem uma obra que parece ser a de Deus, mas dão às pessoas apenas a solução de problemas deste mundo.

Igrejas que prometem a solução de problemas que afligem a todos nós: financeiro, desemprego, saúde, relacionamentos. Problemas deste plano terrestre. E p/ provar que estão no caminho certo, fazem milagres, curas, exorcismos. Problemas imediatos. Não pedem uma transformação que assegure a vida eterna ao lado de Deus. É UMA FRAUDE. Muita gente cai nessa fraude e contamina as vestes espirituais.

O que é contaminar as vestes?

Apocalipse 16:13-14. FRAUDE. Em todo o mundo, em todas áreas, não apenas na espiritual. Segundo a propaganda do mundo se eu trocar os móveis do meu quarto, comprar um aparelho que faz ginástica sozinho e passar no pão uma manteiga, serei a pessoa mais feliz do mundo e não engordo.

Posso também tentar ser feliz a trocar o telemóvel por um modelo que tira fotos, manda e-mails, tem localização via satélite, "GPS" e até serve como telefone. Parece que serei muito feliz.

Se souber as músicas da década, estiver vestido na moda, "chick” na “elegantérimo” e disser palavras como “tá-se bem”, está por dentro e tem muita possibilidade de ser feliz, captar as simpatias. FRAUDES. TUDO ISSO SÃO FRAUDES.

No ensino: Teoria da Evolução = FRAUDE.

Na Pedagogia: Não fale alto com o seu filho que o Estatuto da Criança não deixa, o pai ou mãe, comete um crime. FRAUDE

No Lazer: O lazer mais assistido é a televisão. Que ensina como adulterar, como ser sensual, como ganhar dinheiro ao lançar um CD e fazer movimentos com roupas sensuais. A melhor cantora é a que tem o melhor corpo e é a mais sensual. FRAUDE. As novelas acabam com os valores morais: homem a beijar homem e mulher a beijar mulher. FRAUDE.

Os desenhos animados eram de bichinhos ou personagens bons. O bem sempre vencia o mal. Hoje só tem super-herói esquisito que se transforma, voa, tem poderes sobrenaturais e batem sem parar. FRAUDE.

No desporto: Campeões mundiais e olímpicos, ídolos de jovens em todo o mundo, envolvidos com casos de doping. FRAUDE

Máfias de apostas compram resultados no futebol. FRAUDE.

A moda é uma fraude, actualmente quanto mais sensual, melhor. Mas não podemos, com nossas roupas, com nosso comportamento, sermos instrumentos de perdição e sim instrumentos de salvação. Não podemos contaminar as nossas vestes com as FRAUDES mundanas.

Na política: FRAUDE. Mas o presidente diz que eles não cometeram nenhum crime. Apenas erraram. Nada a condenar. FRAUDE.

Enfim, tudo é desculpável, é justificável, nada pode ser condenado nem identificado como pecado. Um pecado que tem uma base de justificativa, não é pecado. Está justificado. É um erro, ou uma maneira diferente de se ver as coisas... E vamos nos habituando. O pecado já não é pecado, mas qualquer coisa assim, assim.

Apocalipse 3:10. Está iminente diante de nós a “hora da tentação que há-de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam sobre a terra.”

Em qual área da nossa vida nos sentimos mais vulneráveis? Em qual área da nossa vida estamos mais disponíveis para ser invadidos pela FRAUDE, cuidadosamente preparada pelo inimigo de Deus, p/ contaminar as nossas vestes espirituais? Em qual área da minha vida eu serei "experimentado"? Vigiar.

Existe uma solução:

Apocalipse 7:9. Uma grande multidão, que ninguém pode contar...trajando vestes brancas... Verso 13. A pergunta: quem são? De onde vieram?

A resposta está no verso 14: Interessante texto: já lavou alguma coisa num alguidar cheio de sangue? De que cor é o resultado dessa operação? Aqui diz que as vestes foram lavadas no sangue do Cordeiro, e ficaram brancas. Lavar no sangue do Cordeiro significa dizer que confiam no Cordeiro. Confiam em Jesus. São os que disseram não às FRAUDES, porque conhecem a Palavra de Deus e confiam em Seus ensinamentos. Conhecem a vontade de Deus. Conhecem os princípios de Deus. E agem por esses princípios porque confiam no que Deus fala. Não permitiram que Suas vestes brancas fossem contaminadas pelas FRAUDES deste mundo. Guardar não quer dizer por na gaveta e não usar. Se você não usar a roupa, você estará nu. Guardar é conservar, é usar a roupa e não deixar que se estrague. É usá-la e não a contaminar.

A cada FRAUDE apresentada responderam com um “Está escrito.” Devemos saber o que está escrito. Passar mais tempo com Jesus p/ nos apropriarmos dos Seus ensinamentos, da Sua vontade, da Sua justiça. Na realidade, devemos nos apropriar do Jesus. O texto base diz: Venho como um ladrão, inesperadamente. Mensagem de urgência.

Para os verdadeiramente convertidos. Alguns crêem que a conversão deve ser lenta, mas se enganam. Somente é lenta quando oferecemos resistência ao Espírito Santo, mas isso não é motivo de honra. Um célebre pregador disse: “Suponhamos que uma pessoa esteja acostumada a praguejar 100 vezes por dia. Nós o aconselharíamos que amanhã ele pragueje 90 vezes e oitenta, depois de amanhã, de tal maneira que com o passar do tempo ele perca o costume de praguejar?

Vigiar:

FICAR ACORDADO CONTRA a Mornidão DO AMOR A CRISTO, AINDA QUE O DIA DE SUA VOLTA DEMORE.

Lavados no sangue do cordeiro: Isaías 1:18, fica tudo branco.

João 15. Não basta ir uma vez a Jesus, branquear os nossos pecados e depois nos contaminarmos novamente. Temos de permanecer Nele.

A SOLUÇÃO… SENHOR JUSTIÇA NOSSA...

Guardar as vestes faz parte do cuidado com a nossa vida religiosa. Não permitir que as vestes fiquem sujas com as coisas desta vida. Ir até ao limite permitido pela Palavra de Deus. Ir além, suja e contamina.

Não andar nu significa estar vestido com a veste da justiça de Cristo. Justiça não é algo que façamos ou pensemos. A justiça é uma pessoa. Jeremias 23:6. “O Senhor, justiça nossa”.

Vejamos as coisas da óptica certa, a óptica da eternidade e não da mundanidade, da falsa modernidade.

Daniel 12:1-3. Deus não quer um cometa que passa de quando em quando, brilha, chama a atenção e depois ninguém mais fala dele. Querer brilhar como um cometa é para pessoas que querem o brilho fácil que esse mundo oferece. Isto é uma Fraude. Deus quer estrelas que brilhem eternamente.

Cristão cometa ou cristão estrela? Qual é o que deseja ser? Jesus quer que todos sejamos estrelas.

Para um compromisso importante a melhor roupa. P/ nos encontrarmos com Deus, foi Ele que as providenciou. Revistamo-nos de Jesus, não permitamos que as fraudes deste mundo nos contaminem e levem outras pessoas a perderem a mais espectacular viagem do Universo, muito mais do que este mundo pode oferecer.

Sem comentários: