9 de novembro de 2012

APOCALIPSE FÁCIL - ABERTURA DOS SELOS

Apocalipse 5: 1 e 2 "E vi na mão direita do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos. E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?"
 
O Livro na mão de Deus é o relato da História da humanidade, e somente JESUS o Cordeiro de Deus (veja João 1:29) poderia abrir o Livro, ou dar continuidade a história humana, através do Sacrifício que realizou.
 
versos 8-12 "E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação; 10  e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra".
Essa cena ocorreu após Jesus subir ao céu e apresentar seu Sacrifício pela humanidade (veja João 20:17); após a sua ascensão ao céu foi recebido no Santuário onde intercede por nós humanos, e intercede em favor da história humana.
 
Ao Jesus abrir os Selos saem animais com pessoas montadas nestes. Os reinos do mundo eram representados por Bestas Feras, mas o Reino Espiritual de Jesus (a Igreja) é representada por um animal domesticado, de utilidade - um Cavalo.
 
O Cavalo era símbolo de ´transporte´, ´velocidade´, ´comunicação´pois as mensagens entre as cidades eram levadas em cavalos que eram mais rápidos que os camelos, que preferencialmente levavam cargas.
 
O Cavalo é um símbolo de como o Reino de Deus foi instalado através da Igreja e como o Evangelho foi comunicado ao mundo.
Símbolos da Visão:
Cavalo- Reino Espiritual na Igreja; comunicação do Evangelho
 
Cor do Cavalo - representa o nível Espiritual da Igreja na época
 
Cavaleiro - agente Espiritual à frente deste Reino; principal dirigente da Igreja
 
Instrumento - o cavaleiro leva na mão algo, que caracteriza a época em que vive, e que situação a igreja enfrenta.

Sem comentários: