29 de janeiro de 2013

O QUE QUIS DIZER JESUS EM MAT. 24:20?

O que Jesus quis dizer em Mateus 24:20?



No capítulo 24 de Mateus, Jesus descreve duas ocasiões distintas. A destruição de Jerusalém, por parte do exército romano, e o final dos tempos, pouco tempo antes do retorno dEle a este mundo.
E, após descrever os sinais do cerco de Jerusalém[1] (verso 15), Cristo dá instruções de como as pessoas deveriam agir em relação a esse acontecimento, e declara: “Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado”
Os cristãos de Jerusalém e da Judéia não podiam determinar o momento decisivo em que o exército Romano se retiraria, mas podiam orar a Deus para que diminuísse o sofrimento deles e os protegesse dos perigos próprios da vida nas montanhas.
Para entendermos melhor as duas declarações chaves de Cristo, vamos explicá-las separadamente:
“… não se dê no inverno…” – o Salvador disse isso porque no período de inverno, a viagem seria bem mais difícil; não seria fácil conseguir abrigo e alimento, ainda mais com crianças de colo. Além disso, durante a estação chuvosa, seria impossível atravessar o rio Jordão.
“… nem no Sábado” – Aqui Jesus ensinou que não seria bom que os cristãos fugissem nesse dia porque todos deveriam estar reunidos juntos na adoração, o que facilitaria a prisão de todos.
Décadas depois da ressurreição de Jesus, o sábado ainda era tão sagrado como quando Ele pronunciou estas palavras no Monte das Oliveiras (leia Atos 16:13; 17:2; 18:3, 4). O Senhor não trocou a identidade do dia de guarda após a ressurreição, como muitos cristãos supõem (Ler Mateus 5:17-19). O tumulto, a excitação, o temor, e a viagem de fuga não seriam apropriados para o dia de sábado. Os cristãos oravam para que pudessem guardar o sábado como dia de descanso, assim como Deus desejava que fosse guardado.
O poder da oração é muito grande e hoje devemos também orar, para que Deus dirija nossa vida e nos proteja diante de qualquer perseguição. Um dia seremos provados para demonstrarmos perante o universo se seremos fiéis a Deus ou não e isso será feito pela escolha que fizermos do dia que iremos guardar (Ezequiel 20:12;20. É mais do que uma questão de dia: é escolher de qual lado iremos estar; a quem teremos como Senhor de nossas vidas (Mateus 7:21-23).
Deixamos um texto bíblico para sua reflexão: “Felizes são os que obedecem às leis a respeito do sábado! Felizes os que não praticam o que é mau!” Isaías 56:2. “Pois o SENHOR diz aos eunucos: ‘Obedeçam às leis a respeito do sábado, façam aquilo que me agrada e sejam fiéis à minha aliança.’” Isaías 56:4.
[1] O general Vespasiano, sob o governo do imperador Nero, por volta de 67 e 68 A.D conquistou Galiléia e Samaria, e sitiou Jerusalém, mas quando tudo parecia perfeito para o ataque, o imperador morreu, e com isso Vespasiano retornou, para se tornar imperador. Contudo, no ano 70 A.D., ele enviou novas tropas que destruíram completamente a cidade e o templo sob o comando do general Tito.

Sem comentários: